segunda-feira, 16 de junho de 2008

WEB 2.0


Essa inovação tecnológica facilita bastante as informações, pois é uma forma ampliada das pessoas estarem cada vez mais integradas com um sistema capaz de oferecer uma maior diversificação e uma melhor qualidade, facilitando o acesso aos blogs e aos vídeos na intenet. Com o ambiente cibernético mais dinâmico as pessoas buscam uma melhor organização visual, atrelada a uma animação que é bastante favorável para a interatividade.
Nos blogs por exemplo usamos muitas ferramentas da web 2.0 sendo acessível a muitos usuários dos mais variados níveis.

domingo, 8 de junho de 2008

Nos trilhos de Fortaleza


Por Heloisa Gomes, Flaviana Farias e Lara Lins

São 8h:50min e já é o sexto trem com partida da Estação Professor João Felipe a caminho da Vila das Flores. O percurso com duração de mais ou menos 40 minutos passa por 14 estações até chegar seu destino final. No caminho conversamos com um casal de turistas de São Paulo, Jorge e Clara, que acostumados em usar o metrô em sua cidade resolveram utilizar o trem para visitar uma prima que mora em Maracanaú. Jorge, 45, diz que observando a estação João Felipe se encantou com a preservação da arquitetura, mas que sentiu falta de saber alguma informações básicas como preços, horários e mais ainda de alguma coisa que falasse de sua história, e isso nos trouxe essa curiosidade e resolvemos pesquisar.
A Estação Central de Fortaleza foi inaugurada em 1873, mas só em 1946 passou a se chamar Estação Professor João Felipe. Esse nome foi uma homenagem ao engenheiro civil João Felipe que participou da construção da Estrada de Ferro de Baturité. Em 24 de abril de 1980, o prédio da estação foi incluído no programa de Preservação de Patrimônio do Ministério dos Transportes.
Segundo Flávio Jessé, responsável administrativo do Metrofor, diz que em meda passam pela estação 25 mil pessoas por dia. “São muitos os usuários de trem, principalmente devido às tarifas mais baratas. Distribuímos os trens em 20 horários diferentes partindo da Estação João Felipe por dia, inclusive finais de semana e feriados”.
Os vale-trem, antes de R$ 1,30, hoje tem o preço estabelecido em R$ 1,00 (inteira). Menores com idade inferior a 5 anos ou com estatura menor de 1,10 cm não pagam passagem. Aos domingos é cobrado meia passagem a todos os passageiros, somente 0,50 centavos.
A recepcionista Alessandra Cabral,25, diz utilizar o trem todos os dias no percurso de casa ao trabalho. “O trem é melhor que o ônibus, tanto porque é mais barato e porque é mais rápido, não para tanto”, fala Alessandra.
Flávio Jessé ressaltou que a partir do dia 14 de março desse ano, todos os portadores de necessidades especiais poderão se cadastrar para aquisição do passe livre nos trens de Fortaleza. “Essa é uma maneira de fazer com que mais pessoas utilizem os trens e também uma forma de garantir os direitos dos portadores de deficiência”, salienta Jessé.

domingo, 4 de maio de 2008

"Eu acesso o google umas dez vezes ao dia"


O google foi criado em 1995, e até hoje é muito importante para a sociedade, pois a facilidade das informações levam as pessoas a um nível de conhecimento mais aprimorado e de fácil acessibilidade, entrevistamos João Mendes da Silva Júnior, analista de sistemas, brasileiro, vinte e quatro anos, que assume usar o google no mínimo dez vezes ao dia.



Qual a frequência que você usa o google?

Todos os dias, no mínimo umas dez vezes por dia, tanto para o trabalho, como para pesquisas pessoais.

O google começou com a criação de um sistema feito por dois estudantes de doutorado, essa criação facilita a vida das pessoas hoje em dia?

Concerteza, o google, hoje assume um papel fundamental na vida das pessoas, não só de facilidade de informações, mas também como um meio de aprendizado.

O google em sua opinião inibe os estudos pelos livros?

Não seria bem o google e sim o uso do computador já que tenho vários livros na internet e não necessariamente no google.

O que você procura mais?

O google é tão vasto, você encontra tudo, para ser sincero o google foi a melhor coisa que já inventaram, por que sempre que tenho dúvidas a respeito de algum programa aqui no meu trabalho vou ao google e encontro tudo.

Qual a sua perspectiva para esse sistema?

Eu espero que ele continue suprindo as minhas necessidades e facilitando o meu trabalho.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Vamos Convergir!

Com o advento da revolução industrial, e com a consolidação do capitalismo o mundo expandiu os seus conhecimentos, surgindo um avanço tecnológico favorável a interesses econômicos. Na trajetória da mídia, os avanços das interações sempre foi algo que prevaleceu e cresceu consideravelmente, principalmente pelo fato da necessidade dos seres humanos em convergirem. Convergir significa uma direção comum para o mesmo ponto, ou seja, as diversas maneiras que o homem descobriu estão cada vez mais interligadas há vários meios externos e internos. O fato das notícias chegarem cada vez mais rápidas e acessíveis deixa a sociedade mesclada em uma infinidade de informações dos mais variados níveis e perfis.
Interação e comunicação se completam, por isso cada vez mais as empresas jornalísticas estão investindo no setor de mídias interativas e essa modificação do modelo tradicional trouxe várias vantagens para a sociedade criando assim uma nova cultura: A cultura cibernética, que são as pessoas que têm acesso ao mundo digital e podem convergir através dele.

terça-feira, 11 de março de 2008

Um novo universo.

O universo blogueiro é atualmente conhecido como algo novo, interativo e cheio de subjetividades. As pessoas estão cada vez mais envolvidas nessa nova moda que abrange todos os estilos, atendendo a vários tipos de exigência.
Os blogs são fontes que exprimem os mais variados sentimentos, opiniões e características pessoais, onde começou como uma espécie de diário eletrônico e hoje fascina a sociedade com toda essa disponibilidade de conteúdos e principalmente pelo poder da liberdade de expressão.
Com o passar do tempo vamos perceber se essa cultura digital foi favorável à sociedade, se essa interatividade, essa troca de experiência acrescentou algo positivo ou foi mais uma maneira que a sociedade encontrou, em meio à solidão, de se descobrirem, lendo e identificando-se com a vida de outras pessoas.

Flaviana Farias